Unidades de saúde, como a Casa 13 de Maio, que atende casos de síndrome febril, reabrem hoje
Foto: Gabriel Haesbaert
Um novo boletim com os números atualizados de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria deve ser divulgado nesta quinta-feira. O horário ainda não foi definido. Conforme o último relatório, havia 105 casos diagnosticados em Santa Maria, sendo 18 de gestantes e dois casos de mortes de fetos por suspeita da doença (as mães tiveram exames positivos).
:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::
Nesta quarta-feira à noite, uma capacitação promovida pela Unimed, com apoio da prefeitura de Santa Maria, possibilitará que médicos da cidade possam compartilhar experiências e informações sobre a doença, bem como métodos que assegurem um atendimento padronizado no município. O curso é aberto para profissionais das redes pública e privada. Até esta terça, havia cerca de 200 profissionais confirmados.
ATENDIMENTOS
A rotina de atendimento na rede pública de saúde também volta hoje às atividades, o que inclui as unidades básicas de saúde, Estratégia Saúde da Família (ESF) e Casa 13 de Maio. Outros locais, como os pronto-atendimentos do Patronato e da Tancredo Neves e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), funcionaram normalmente durante o feriado.
A Casa 13 de Maio é o local que concentra todos os atendimentos de pacientes com suspeita da síndrome febril. A unidade de saúde fica na Rua Riachuelo, esquina com Rua Pinheiro Machado, no Centro.
Reportagem especial: o drama de quem sofre com a toxoplasmose
GESTANTES
A preocupação dos órgãos de saúde e médicos segue sendo as gestantes, que têm atendimento prioritário nas consultas, encaminhamentos e na busca de medicamentos na Farmácia Central (Rua Roque Calage, 55). A orientação é que todas devem seguir as medidas de prevenção, como o uso somente de água fervida ou mineral, cozimento adequado dos alimentos, especialmente da carne e o cuidado com a lavagem dos hortifrútis, além de acompanhamento médico e exames mensais.
O QUE DIZ O ÚLTIMO RELATÓRIO
Até sexta-feira, 262 casos foram notificados pelos médicos da rede pública e da área privada à Superintendência de Vigilância em Saúde
- Desses, 231 amostras foram coletadas pelos técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS)
- Até agora, 105 casos foram confirmados com a toxoplasmose pelo Lacen/RS
- 18 desses casos são de gestantes
- 11 casos deram resultado negativo
- Os casos foram registrados em 19 bairros de Santa Maria, que são locais de referência de residência, e não, necessariamente, de contaminação
- Dois óbitos fetais estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (um de 28 semanas de gestação e outro de 36 semanas)
- Um bebê de 4 meses foi diagnosticado com toxoplasmose aguda (mãe e criança toxo-positivas)